Como escolher equipamentos para gestão de frotas adequados para cada atividade? Como fazer essa escolha de forma assertiva para que seus clientes possam fazer a melhor gestão de frotas possível?

Essa é uma dúvida muito comum em nosso mercado, que não para de crescer e de oferecer tecnologias inovadoras para telemetria básica e avançada.

Tecnologia embarcada

Para você ter uma ideia, a tecnologia ganha cada vez mais espaço no mercado de logística e transporte de cargas, de acordo com dados de relatório da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

A pesquisa ainda mostra que a grande maioria das empresas (91,6%) já utiliza softwares de rastreamento de veículos e que, 39,7% já utilizou soluções para melhorar o desempenho da frota.

Telemetria avançada

Diante desse cenário muito positivo, há muito espaço para crescer e ter negócios voltados para sistemas de gestão de frotas. Centrais de rastreamento que querem evoluir também encontram oportunidades nesse mercado e a hora de apostar nele é agora.

Porém, antes de qualquer coisa, é fundamental entender que a telemetria avançada é a tecnologia que permite muito mais do que apenas monitorar/rastrear.

Ela é capaz de levantar dados valiosos, transformá-los em informações e fazer com que gestores de frotas possam ter mais segurança, reduções de custos, atendimento a conformidades, entre outros pontos.

Leia mais: Quais são as aplicações da telemetria avançada?

Como escolher?

Em primeiro lugar, é fundamental que você entenda muito sobre seus nichos de atuação e as necessidades de seus clientes. A partir desse conhecimento, de estudos e projetos direcionados a resultados, chega a hora de escolher os equipamentos para gestão de frotas. Confira as nossas dicas para ajudar nessa empreitada:

  1. Qual é o tipo da frota que será gerida pelo seu cliente? Se a frota for pesada, ou seja, tratores, colheitadeiras, equipamentos para mineração etc., os hardwares devem ser mais robustos e adequados a esse cenário. Nesse caso, o importante é medir eficiência e produtividade, pois as operações são caras e precisam de grande controle.
  2. Se o seu nicho é transporte de passageiros, seja rodoviário, urbano ou fretamento, os equipamentos adequados são aqueles que permitem a integração de sistemas para gestão de linhas, redução de combustível, controle de passageiros e também do padrão de condução do motorista. Ou seja, é fundamental saber como esse profissional está conduzindo o ônibus e, dessa maneira, treiná-lo para ter mais segurança e eficiência.
  3. No caso do transporte de cargas, o controle do combustível é a primeira necessidade, principalmente com tantos aumentos do diesel, atualmente. Portanto, os equipamentos embarcados devem permitir a integração de sistemas que acompanham a movimentação dos veículos em tempo real, avaliem motoristas, diminuam a ociosidade da frota, controlem a velocidade, entre outros pontos importantes para seu cliente.
  4. Já para empilhadeiras, os equipamentos para a integração devem permitir o controle das horas trabalhadas, ociosidade etc. Aliás, esse é um segmento que traz muitas possibilidades para quem quer trabalhar na área de integração.
Conectividade

Porém, do que adianta criar um projeto se seu cliente atuar em uma área sem conectividade, ou seja, sem rede 2G ou 4G?

Geralmente, isso acontece em operações de agronegócio ou mineração, pois as operações ficam localizadas em regiões longínquas e que não têm infraestrutura apropriada.

Nesses casos, você pode optar por dispositivos de aquisição de dados remotos com múltiplos meios de comunicação e várias interfaces de entrada e saídas de dados.

É importante que esse equipamento tenha transceptor de rádio frequência de largo alcance e baixo consumo, que funciona na banda ISM de 868 / 915 MHz e utiliza modulação em modo espectro expandido. Dessa maneira, permite altíssima imunidade a interferências.

Ainda assim se o equipamento sofrer interferência, ele mesmo emite um alarme de alta potência para que os dispositivos vizinhos recebam a informação e retransmitam a um destino pré-estabelecido. Dependendo da configuração pode conseguir até 30 km de alcance com linha de visão direta.

Aquisição

Para vender projetos de gestão de frotas, conheça a Newtec. Fale com nossa equipe comercial pelo WhatsApp (11) 3865-0233 ou pelo e-mail comercial@newtectelemetria.com.br e entenda mais sobre nossos equipamentos para gestão de frotas.

Saiba mais sobre em www.newtectelemetria.com.br