O que seria da Internet das Coisas (IoT) sem a tecnologia LoRa, não é mesmo? Por isso, reunimos aqui informações valiosas sobre a diferença entre as redes LoRaMesh e LoRaWAN.

Vamos começar a explicação pela rede Mesh. Cujo nome já diz, “mesh” significa malha, que é formada por diversos nós ou pontos de contato. Ao serem conectados, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo sinal de Wi-Fi.

Conforme essa malha aumenta, a capacidade da rede reduz, bem como a vida útil da bateria do dispositivo, pois os nós recebem e encaminham informações de outros nós, que não são relevantes.

Assim, ela permite conexão de alta qualidade, ao mesmo tempo em que preserva a vida da bateria do dispositivo, e é utilizada há muitos anos em ambientes peculiares, como bases militares e grandes empresas, em várias partes do mundo.

Dessa forma, a rede Mesh é ideal para o uso em várias situações que necessitam de medição de parâmetros, como telemetria para o agronegócio, transporte, entre outras áreas.

Veja como o IoT e a M2M revolucionam a gestão de frotas e rastreamento!

LoRaWAN

Já na rede LoRaWAN, os nós são associados a um gateway específico, por onde os dados são transmitidos. Assim, esse gateway envia o pacote recebido do nó final ao servidor de rede na nuvem, por meio de celular, Ethernet, satélite ou Wi-Fi.

Então, o servidor de rede gerencia essa rede e filtra pacotes redundantes, faz verificações de segurança, além de várias outras ações.

Esses recursos facilitam e permitem aplicativos de rastreamento, o que é fundamental na telemetria e gestão de frotas.

Além disso, uma rede LoRaWAN tem capacidade alta e pode ser implementada com quantidade mínima de infraestrutura; conforme a demanda aumente, a capacidade também de taxa de dados pode crescer consideravelmente, com o uso de mais gateways.

Outro ponto importante é que, para aumentar ainda mais a segurança, a rede precisa de duas camadas: uma para ela mesma e outra para o aplicativo.

 Telemetria

Hoje não dá para pensarmos na telemetria e gestão de frotas sem o uso dessas redes, principalmente em um país tão grande, como o Brasil, com regiões bem problemáticas na questão de conectividade.

Pensando nisso, investimos em pesquisa e desenvolvimento de equipamentos que atendam as necessidades de nosso mercado. De olho nisso, criamos o Vircom 07, considerado o mais completo dos hardwares da marca e que permite o uso da rede LoRa.

newtec telemetria

O VC07 é voltado para soluções que demandam a interação do condutor ou operador com teclado, além de todos os recursos envolvidos em um único equipamento, como RFID, Sistema de Voz Embarcado (Driver Coaching) e Rede CAN.

Além disso, o equipamento tem conectividade 2G/4GCAT-M, bem como Rede Lora Mesh, indicada para regiões sem cobertura, como é o caso do agronegócio. Por ser um hardware completo e único, garante praticidade na instalação e robustez para operações agressivas, mineração, construção, entre outras.

Caso tenha dúvidas sobre quais equipamentos adquirir ou tecnologias a serem usadas em seus projetos, fale com nossa equipe pelo e-mail comercial@newtectelemetria.com.br