A mobilidade e a conectividade são essenciais para empresas que querem ter melhor desempenho, reduzir custos e aumentar a segurança nas operações. Quando falamos na área de transporte, essa importância aumenta ainda mais, pois é necessário ter parceria de confiança, processos mais eficientes e com resultados positivos.

Com base nesse cenário, temos desenvolvido equipamentos cada vez mais inteligentes e estratégicos para facilitar a vida de empresas desenvolvedoras de soluções.

Diante disso, entre nossos casos de sucesso, está a parceria de longa data com a Simova, empresa especializada em tecnologia em mobilidade.

Inicialmente, o objetivo era utilizar equipamentos para compor o ecossistema de monitoramento de atividades em campo, principalmente nos equipamentos agrícolas e em áreas sem sinal de telefonia.

Parceria

Devido à capacidade de processamento, armazenamento e principalmente programação de nossos equipamentos, a Simova visualizou o potencial do equipamento e inúmeras formas de aplicá-lo aos processos trabalhados.

Assim, de acordo com Fábio Calegari, Diretor de Inovação da Simova, além do processo de apontamento e registro eletrônico das atividades e paradas – via smartphone com app Simova – os(as) motoristas e operadores(as) contam com essa integração para que o registro de apontamento contenha os dados do estado do equipamento, utilizado pelo agronegócio, por exemplo, por meio da telemetria.

Isso quer dizer que o registro de uma atividade operacional só pode acontecer se o equipamento estiver ligado, com motor em uma determinada rotação, o que dá muito mais assertividade ao levantamento de informações.

Tecnologia

Fábio explica que, com as inúmeras formas de conectividade dos hardwares Newtec, a empresa conseguiu uma comunicação de curta distância com smartphone para ações em tempo real, bem como com servidores para monitoramento remoto.

Portanto, para chegar a esse ponto, a Simova fez as adequações de todo o ciclo envolvido, desde a programação dos módulos até dos demais sistemas. “Para isso, sempre tivemos apoio do time Newtec para resolver os desafios”, enfatiza Calegari.

Dessa maneira, a empresa notou aumento significativo na precisão dos apontamentos de atividades e pretende ainda aproveitar os recursos e novas tecnologias para alavancar ainda mais os ganhos operacionais de seus clientes.