Hoje, usamos muito a tecnologia embarcada para a gestão de frotas, mas realmente, quais são as aplicações de telemetria no mercado, em geral?

Criada por volta de 1912, a telemetria começou a ser utilizada para monitorar redes de telefonia e transmissão de dados. A partir dos anos 1950, a tecnologia começou a se popularizar no setor aeroespacial e, somente a partir da década de 1990, ganhou espaço no setor automotivo.

Inclusive, conhecemos muito sobre a telemetria na Fórmula 1, onde ela é amplamente usada para captar centenas de dados dos veículos durante as provas.

Na prática

Deixando a história de lado, hoje a telemetria está mais presentes do você pode imaginar. Ela não é somente utilizada para rastrear e monitorar caminhões, mas também veículos leves, motocicletas, bicicletas, ônibus, empilhadeiras, maquinários agrícolas, ambulâncias, entre outros.

A tecnologia é fundamental para levantar dados de tudo o que acontece com qualquer ativo móvel; a partir dessas informações, podemos saber tudo o que acontece, desde a ligada da ignição, passando por velocidade e modelo de condução dos motoristas, até o final da operação, na garagem.

Dessa forma, ao fazer a gestão da frota, as empresas reduzem acidentes, sinistros e custos operacionais, já que é possível tomar medidas importantes para a direção consciente.

Além disso, não podemos esquecer, a telemetria contribui com o meio ambiente, pois ao reduzir o consumo de combustível, veículos emitem menos gases poluentes na atmosfera.

Saiba mais: Telemetria avançada: quais são os resultados práticos?

Telemetria hoje

Mas quais são as aplicações da telemetria atualmente? Conheça algumas delas:

Agricultura

Diferente do que acontece no transporte de cargas e pessoas, no campo, a telemetria é usada para a gestão da produção e para o aumento da produtividade. Isso porque o produtor tem ativos com alto valor (tratores, colheitadeiras etc.) e precisa prezar pela segurança das operações e saber quais atividades essas máquinas estão fazendo.

Dessa forma, o produtor tem acesso a informações quantitativas e ativas sobre o que está sendo feito no campo. Por exemplo: é possível saber se a plantação foi pulverizada ou adubada, se as condições meteorológicas vão interferir no processo, entre outras.

Empilhadeiras

No caso de empilhadeiras, a telemetria é usada para localização, horímetro, identificação do motorista, tempo de permanência em cada região, gestão da manutenção, entre outros. Ou seja, ela é primordial para a redução de custos operacionais e aumento da produtividade em operações logísticas.

Internet das Coisas (IoT)

Em um mundo cada vez mais conectado, a telemetria tem um papel importante para os dispositivos. Aliás, sem ela a IoT não existiria. Equipamentos como rastreadores, sistemas de som, termostatos, entre outros, se conectam por meio dos princípios da telemetria, que transmite dados e faz com que todos “conversem entre si”.

Eficiência energética

O Japão é um país que usa muito a telemetria para o uso mais eficiente da energia. Com a tecnologia, fábricas, escritórios e residências podem monitorar o uso de energia de cada área ou equipamentos e, assim, coordenar de forma consciente o consumo energético.

Consumo de água, gás e eletricidade

Concessionárias de serviços de abastecimento de água, gás e eletricidade usam contadores eletrônicos, que enviam a informação do consumo para a central, via GPRS. Assim, toda a informação é recolhida e os boletos podem ser gerados, de acordo com o que foi consumido no período.

Ambulâncias

Frotas de ambulâncias precisam de muita atenção, pois um pequeno atraso pode colocar vidas em risco. Ao usar a telemetria para fazer a gestão desses veículos, é possível saber quais são estão mais próximos, onde estão, de forma precisa, e quais estão disponíveis.  Além disso, a tecnologia ajuda na hora de traçar rotas e desviar o motorista de possíveis paradas, obras, acidentes, entre outros pontos complicadores. 

Quais são os equipamentos para telemetria?

Em um mundo que necessita, cada vez mais, de dados, a telemetria não para de crescer. Portanto, para quem atua nesse mercado, as oportunidades são inúmeras e seus clientes podem fazer a gestão de suas frotas de forma eficiente e segura.

Para vender projetos de gestão de frotas, é importante conhecer os equipamentos que serão utilizados para ter os resultados esperados.

Dessa maneira, para saber quais equipamentos são indicados para seus projetos, fale com nossa equipe comercial pelo WhatsApp (11) 3865-0233 ou pelo e-mail comercial@newtectelemetria.com.br.

Saiba mais sobre nossos equipamentos em www.newtectelemetria.com.br