A rede Lora Mesh se torna cada vez mais importante para projetos de telemetria e gestão de ativos em locais sem conectividade.

Entre as possibilidades que a Rede Lora Mesh traz para o mercado é o controle de acesso a áreas que têm muitas restrições, seja por grandes riscos ou segurança máxima.

Um dos casos de sucesso com o uso dessa rede, está projeto desenvolvido para uma petroleira, na Argentina. Por estar localizada em uma região distante, sem conectividade, ficava muito difícil para os gestores controlarem todo o acesso de veículos e funcionários.

Leia mais: Qual é a diferença entre as redes Lora Mesh e LoraWAN?

Conheça mais sobre a Rede Lora para controle de acesso

Para entender mais sobre como a rede Lora Mesh pode facilitar a vida das empresas, conheça o projeto argentino.

  • Autorização de Trabalho

O hardware utilizado possui uma base de dados embarcada contendo todos os registros de empregados e contratados. Nele estão armazenados todos os dados pessoais, sua condição de aptidão ao trabalho e permissão para condução de ativos. Também são armazenados dados como quantidade de infrações e ranking de motoristas. Esses dados são apresentados tão logo o motorista efetue seu login.

Todos os dados são salvos imediatamente após o condutor efetuar log off. A identificação do motorista pode ocorrer pelo próprio documento de identidade, caso possua QRCODE, ou por cartões de identificação (RFID)

  • Equipe de trabalho embarcada

Os profissionais embarcam em um mesmo ponto com destino à área de trabalho; ao entrar eles efetuam o Check in e com isso têm suas autorizações já realizadas. Ao desembarcar, devem efetuar Check out e, desse modo, os fiscais de entrada bloqueiam apenas a entrada de pessoal não autorizado. Desse modo ganha-se tempo e produtividade.

Os protocolos de exceção são tratados individualmente e sem prejudicar a operação.

Essa ferramenta é de suma utilidade na otimização do tempo e controle dos protocolos.

  • Identificação com Documento Pessoal (RG)

Como todos os envolvidos possuem RG, isso simplifica a identificação e elimina a complicada administração de cartões extras ou senhas.

Entretanto, os equipamentos utilizados possuem leitor de cartões RFID Mifare e/ou senhas de acesso para serem utilizados em caso de necessidade de Plano B. O Vircom-7 também permite que o número do RG seja inserido manualmente, habilitando assim o ingresso do profissional à área de trabalho.

  • Mapas com Velocidades Máximas Embarcadas

Esse sistema emite avisos de excessos e infrações em tempo real de acordo com a velocidade máxima do caminho onde está o veículo.

Funciona permanentemente, inclusive, quando o veículo está fora de cobertura. Os excessos e as infrações são transmitidas à plataforma em tempo real, tão logo a conectividade seja recuperada.

  • REDE CAN

A integração com a rede CAN permite obter dados, pelos quais o condutor é avisado por sinal sonoro ou alerta falados, sem  desviar a atenção da direção. Outra imensa vantagem está na confiabilidade dos dados e também na pouca falta de manutenção, visto que a Rede CAN elimina de vez a instalação de variados sensores.

Por outro lado, para o trabalho com telemetria , os dados são captados e armazenados de maneira fidedigna, gerando dashboards de análise e posibilitando uma gestão preditiva.

  •  Coaching Drive

Todas as indicações aos motoristas são embarcadas previamente e passam a serem faladas via voz, funcionando como verdadeiros orientadores na condução.

Isso desobriga os condutores a memorizarem infinitos sinais sonoros e sequências, que chegam a ser irritantes e pouco interativas.

  • Conectividade Wifi

Permite conectar os equipamentos a rede Wifi da empresa e poder descarregar grandes volumes de dados em alta velocidade sem custo de comunicação.

Permite também dar conectividade aos veículos em areas de trabalho por meio desse meio de comunicação.

  • Conectividade LORA Mesh

Permite que todos os veículos se comuniquem entre si, formando uma malha para ampliar a área de cobertura de telecomunicações.

Também pode agregar antenas para dar cobertura em áreas onde não exista outro meio de comunicação, por meio do Vcone.

  • Integração com sistemas de controle de acesso

Por meio da rede Lora Mesh, os veículos comunicam sua autorização aos postos de trabalho e regiões de acesso para que as cancelas sejam abertas ou por carro autorizado e/ou condutor também autorizado.

Os ônibus são autorizados, desde que todos os passageiros embarcados  estejam regularizados. Caso alguém não esteja apto, a barreira não abrirá indicando a causa do bloqueio.

HARDWARES UTILIZADOS

O VL08 é um hardware completo e compacto, com todas as funcionalidades dentro dele e indicado para ser instalado próximo ao Motorista Condutor. Possui leitor QRCODE, leitor RFID (mifare), Conectividade Lora Mesh, Wifi, Bluetooth e GSM com duplo SIM CARD. Todas as antenas são internas e a conectividade física é por uma porta TTL, além de possuir 2 CAN.

newtec telemetria

O VC07 também traz todas as funcionalidades dentro de um único gabinete e deve ser instalado ao alcance do condutor. Além das mesmas características do VL08, esse hardware conta com display monocromático, robusto e teclado numérico. As antenas são internas e trabalha com 1 SIM CARD. A conectividade física é por uma porta TTL, além de possuir 1 CAN.

O Vcone é um expansor de área de comunicação para todos os equipamentos envolvidos na solução com conectividade Lora Mesh. O Vcone pode ser alimentado por fonte externa ou painel solar.

Pode também ser utilizado como posicionador satelital e telemetria, já que possui portas físicas, entradas e saídas. Sua conectividade é GSM e Lora Mesh. Conta também com uma porta LAN, 2 portas TTL, 1 porta CAN e 1 porta Virnet/RS485. Para uso em Telemetria Avançada, o Vcone conta com 6 entradas digitais, sendo que 2 podem ser analógicas e 2 saídas. Além do carregamento por Painel Solar é possível incluir até 4 baterias de 1200mA/h.

COMENTÁRIOS GERAIS

Todos os nossos Hardwares podem ser utilizados de 12 a 24 Volts.

Possuem Bateria de Back up Ion de Lítio.

São 100% programáveis e adequados às necessidades de cada solução.

Podem ser atualizados remotamente tanto em FW quanto em script de programação.

Para saber mais sobre equipamentos Newtec, entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp (11) 3865-0233 ou pelo formulário abaixo: