O sensor de fadiga combinado à inteligência artificial é uma das ferramentas mais importantes para a gestão de frotas, atualmente. Mas por que essa tecnologia é tão relevante?

Simples. As câmeras, instaladas na cabine, captam todo e qualquer movimento que o motorista faça.

O sistema busca a prevenção de acidentes por meio de identificação de sinais de fadiga, distração e uso de celular ao volante. Ao identificar qualquer sinal desses, emite alerta sonoro para o condutor, registra as anormalidades e envia ao Centro de Controle do cliente que deve tomar as ações previamente acordada com o Gestor da Frota.

Por meio da leitura facial, o sistema detecta distração do condutor, sonolência, uso indevido de celular e outros, além de registrar e enviar fotos e streamings de vídeos, data, hora e locais da ocorrência (caso haja acidente) para a central de comando.

Essas imagens são capturadas com alta qualidade, seja durante o dia ou à noite, mesmo que o condutor esteja usando óculos de sol, de grau e máscara.

Câmera para fadiga

Segundo levantamento recente da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Trânsito), uma das condições de saúde que mais prejudicam motoristas é o sono, pois pode ocasionar acidentes graves e até fatais.

A associação, inclusive, mostra que a Polícia Rodoviária Federal registrou 22.683 acidentes nas rodovias brasileiras, entre 2014 e julho de 2020. Esses acidentes causaram 2.092 mortes e 22.645 feridos.

Preocupação e solução

Porém, não adianta só se preocupar e ficar de braços cruzados. É fundamental que gestores de frotas usem tecnologia, como o sensor de fadiga, para reduzir números tão alarmantes.

Além disso, é fundamental treinar motoristas e alertá-los sobre o quanto dirigir com a mente e o corpo descansados pode protege-los.

Assim, vale ensiná-los sobre a adoção de bons hábitos de sono, bem como tratar possíveis doenças, que interferem na qualidade do descanso e, dessa maneira, prevenir acidentes causados por sonolência.

Por que usar sensor de fadiga?

Entre os recursos que o sensor de fadiga oferece, estão:

  1. Momentos de distração;
  2. Reconhecimento de padrões do condutor.
  3. Detecção de uso de celulares;
  4. Captação de imagens diurnas e noturnas com alta qualidade;
  5. Registro de fotos e vídeos da infração;
  6. Mapas de risco de sono e distração;
  7. Relatórios detalhados e gerais;
  8. Detecção do consumo de cigarros.

Para saber mais sobre câmeras para fadiga, fale com nossa equipe: comercial@newtectelemetria.com.br