O uso da telemetria avançada está aumentando, cada vez mais. Empresas de diversas áreas estão usando essa tecnologia tão importante para quem busca segurança e redução de custos, ao mesmo tempo.

A tecnologia, que é embarcada nos veículos e lê os dados do barramento CAN, possibilita que informações se transformem em inteligência e, assim, gestores de frotas podem tomar decisões.

E quais são essas decisões?

– Alertar motoristas sobre perigos, diretamente na cabine;

– Criar treinamentos para melhorar o comportamento dos motoristas;

– Criar políticas internas para aumentar a segurança;

– Programar manutenções preventivas e corretivas;

– Controlar os horários dos motoristas para atender à jornada de trabalho prevista em lei;

– Criar rotas estratégicas e seguras, entre outros pontos.

Telemetria no agronegócio

A telemetria está sendo muito utilizada no agronegócio. A tecnologia pode ser implementada em colheitadeiras, caminhões, tratores e demais maquinários que precisem de controle adequado para atender às metas do produtor.

Isso porque uma produção mais ágil e efetiva exige controle eficiente que otimize a mão de obra e a utilização das máquinas forma inteligente. Por meio dessa gestão é possível realizar de modo detalhado o trabalho envolvido na operação da colheita, permitindo trabalhar com estimativas reais e precisas.

Resultados

Um exemplo claro sobre o uso da telemetria na agricultura é o caso de um produtor de cana de açúcar, que trabalha com colheitadeira. A máquina, quando chegava no final da linha, gastava 24 litros de diesel por hora de manobra.

Ao usar a telemetria, foram desligados alguns componentes da máquina, que não eram necessários, e, dessa maneira, passou a gastar 16 litros por hora.

A diferença de 8 litros é um resultado surpreendente. Isso dá uma economia de R$ 66,00 em média por dia, em cada máquina, ou seja R$ 1.500,00 por mês.

Telemetria na mineração

A mineração é uma área bem desafiadora, pois a operação é robusta e tem diversos desafios, como segurança máxima, legislações específicas etc.

Entre os casos, destaca-se grande empresa, com frota de mais de três mil veículos (leves, pesados, novos e antigos) e operação em dois estados brasileiros.

Como a empresa tinha alto número de acidentes com vítimas fatais, implementou a telemetria com cinco controles de velocidade distintos, sensores de farol e de chuva, autenticação dos condutores por matrícula e senha, controle de tempo de condução (para prevenir a fadiga), comunicação híbrida (GPRS e Satelital).

Retornos

Como resultado, a empresa passou a ter redução de acidentes, zero fatalidade, 32% de redução no consumo de combustível, 16% no aumento da produtividade e maior vida útil da frota.

Equipamentos para telemetria avançada

Para saber quais equipamentos são indicados para os projetos de gestão de frotas de seus clientes, fale com nossa equipe de gestores de vendas pelo WhatsApp (11) 3865-0233.

Se preferir, mande suas perguntas pelo e-mail comercial@newtectelemetria.com.br

Nossos produtos e suas respectivas fichas técnicas também podem ser acessados pelo site www.newtectelemetria.com.br

Para falar com a nossa equipe, preencha o formulário ou clique no botão abaixo:




    Leia mais:

    Qual escolher: telemetria básica ou avançada?