Telemetria e Big Data estão relacionados? De que forma? Na gestão de frotas, que utiliza equipamentos para telemetria, o levantamento de dados é a parte mais importante.

Isso porque, por meio desses dados, é possível saber tudo o que acontece nos veículos e operações e, assim, tomar decisões que vão impactar positivamente o resultado dos negócios.

Big Data

Big Data, ou Grandes Dados, na tradução literal, é um sistema de armazenamento e processamento de dados em larga escala. Ou seja, por meio de um único canal ou fonte, usar uma vasta gama de informações de forma ágil. Essas informações, por fim, serão usadas para decisões estratégicas sobre o negócio.

Telemetria avançada

No caso da telemetria avançada, o objetivo não é apenas rastrear e monitorar um veículo. Mas sim levantar o máximo de informações sobre o que acontece durante o período em que ele está sendo utilizado.

Aliás, isso é válido também para qualquer tipo de ativo móvel, ou seja, equipamentos, como empilhadeiras, maquinários para o agronegócio ou florestal, entre outros.

Portanto, Big Data faz parte do dia a dia da telemetria.

Leia mais: Quais são as aplicações da telemetria?

Dados

Mas quais dados são levantados pelos equipamentos de telemetria? O máximo de informação que for necessária para que o gestor da frota ou do ativo entenda o que aconteceu, desde a ligação da ignição, até o término da operação.

Com esses dados em mão, é que realmente a telemetria faz todo sentido.

Por meio dos dados levantados, é possível saber o que está prejudicando a produtividade ou até mesmo como melhorar o que já está bom. Afinal, a melhoria contínua é fundamental para ter cada vez mais taxas altas de ROI.

Rapidez

Com a união da telemetria e Big Data, os números e situações chegam até o gestor em tempo real. Ou seja, o veículo não precisa voltar para a garagem para, então, saber o que aconteceu.

Dessa forma, dá para tomar as medidas cabíveis no momento do problema e, assim, evitar prejuízos de todas as formas.

Outra vantagem é que os reais problemas podem ser encontrados e, sanados, na sequência. Se uma operação não foi produtiva, se houve sinistro, ou qualquer outro problema, é um indício de que algo precisa ser resolvido.

Então, é possível saber exatamente onde o problema começou e tomar medidas para que não ocorra novamente.

E o melhor de tudo: outros departamentos da empresa podem ser beneficiados com a telemetria e Big Data. Com relatórios gerenciais em mãos, gestores podem se aliar e criar medidas internas para que novas práticas ocorram.

Uma delas é a possibilidade de saber como está o estilo de condução dos motoristas e, então, treiná-los. Nesse momento, as áreas de gestão de frotas e recursos humanos podem dar as mãos e melhorar a produtividade e eficiência dos motoristas.

Telemetria avançada

Projetos de telemetria avançada são cada vez mais fundamentais.

Portanto, para saber mais sobre telemetria e big data, bem como quais equipamentos são indicados para seus projetos, fale com nossa equipe comercial pelo WhatsApp (11) 3865-0233 ou pelo e-mail comercial@newtectelemetria.com.br.

Saiba mais em www.newtectelemetria.com.br