Você sabe como funciona a telemetria para veículos elétricos? Com o aumento da frota eletrificada (ainda tímida, em função dos custos), é importante entender como essa tecnologia contribui para melhorar o desempenho desses veículos e também trazer segurança.  

Para você ter uma ideia, até outubro, o crescimento dos carros emplacados no Brasil foi 125,3% maior do que no mesmo período de 2020. A expectativa para o final de dezembro seja superior a 150% na comparação com o acumulado do ano passado.  

Gestão de frotas eletrificadas 

Com essa previsão positiva, o uso da telemetria para gestão de frotas eletrificadas também crescerá.  

No entanto, é fundamental entender a telemetria e usar equipamentos programáveis para coletar esses dados pela rede CAN, saber quais são parâmetros devemos monitorar e trazer isso para o dia a dia da gestão.  

Porém, o uso dessa tecnologia embarcada tem aspectos diferente dos utilizados em veículos a combustão. Entre as preocupações de gestores de frotas eletrificadas, estão o desempenho da bateria em tempo real e localização de estações de carregando, por exemplo, ao mesmo tempo em que acompanham o comportamento dos motoristas.  

Autonomia 

Sai a gasolina e entra a bateria. Então como gerenciar seu carregamento? Como sabemos quanto tempo a bateria de um veículo elétrico vai durar? 

A telemetria contribui com o gestor para mapear os pontos de recarga, assim como a precisão de dados fornecidos pela bateria, como intervalo de condução entre uma estação de recarga e outra.  

Dessa forma, é possível identificar tudo o que acontece com os veículos da frota e, então, checar quais estão em carregamento, diminui o tempo de inatividade dos que estão com níveis insuficientes, programar recarregamento em horários mais eficientes e fora do pico, entre outros.  

A tecnologia ainda permite medir o consumo instantâneo, como em subidas, quando o veículo gasta mais energia, e na descida, quando regenera energia, pois usa o movimento do veículo para regenerar baterias.  

Demais vantagens 

Entre as demais vantagens da telemetria em veículos elétricos, está o aumento da segurança do motorista, pois é possível identificar com antecedência em quais momentos ele deverá parar para recarregar baterias e em quais pontos.  

Além disso, ao coletarmos dados, via rede CAN, sabemos quando é hora de fazer as manutenções preventivas.  

Fale com a gente

Para saber mais sobre o uso da telemetria em veículos elétricos, fale com a equipe Newtec pelo formulário ou pelo WhatsApp abaixo.