Quer dicas para tornar seu negócio de gestão de frotas e telemetria mais rentável no próximo ano? Pois saiba que o mercado de gestão de frotas está crescendo muito rapidamente e, em 2022, novas tendências chegarão para fazer uma grande transformação.

Portanto, é um cenário ideal para quem atua no segmento e quer gerar negócios cada vez mais rentáveis. Porém, como agir diante de um mercado tão surpreendente, como o brasileiro, e, ao mesmo tempo, ter sucesso?

Difícil não é, mas é desafiador.

Quem não se preparar para os novos tempos, certamente ficará de fora desse mar de oportunidades que o mercado de telemetria trará.

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Dicas

Para vender projetos de telemetria, você precisa, antes de tudo, conhecer seu público e estar sempre à frente da concorrência. Como? Procure criar planos estratégicos bem detalhados e estar sempre informado sobre o que acontece no mercado. Só assim você saberá quais caminhos seguir.

Porém, outras dicas também são muito importantes. Listamos as principais para ajudar na sua missão de crescer e se consolidar no segmento.

Público-alvo

Entenda seu público alvo adequadamente. O que o cliente busca, quais são as dores, os desejos, como ele quer resolver o problema, entre outros pontos, que ajudarão a traçar um plano estratégico para definir os passos seguintes.

Equipe comercial

Uma equipe comercial coesa e bem preparada faz toda a diferença. Qualifique seus vendedores, faça treinamentos periódicos, troque ideias constantemente, faça com que conheçam o produto a fundo e receba os feedbacks com olhar estratégico. Como podemos melhorar? Esta sempre deve ser a pergunta a ser feita ao seu time de vendas.

Conhecer a solução ideal para o cliente

Conhecer a solução ideal que o cliente possui é fundamental para poder fazer comparação entre as soluções e com isso, apresentar os diferenciais, seja pelo hardware ou pela plataforma de software; claro que soluções mais completas geram mais redução de custo e aumento no ticket médio. Faça benchmarking, qualifique sua equipe, dê argumentos para que eles vençam a concorrência.

Diferenciais competitivos

Busque sempre ter diferenciais competitivos. Para isso, você realmente precisa conhecer o mercado e o que seu público busca. Assim, você consegue se antecipar e oferecer as melhores soluções para gestão de frotas. Mostre aos seus potenciais clientes que eles terão muitos benefícios e que não é só uma questão de custo. Nesse mercado, saber vender telemetria com base no tripé segurança-redução de custos-eficiência é o que fará a diferença.Fale a língua do seu cliente. Nem todas as pessoas dominam termos técnicos, portanto, “traduza” a telemetria para o dia a dia do cliente. Além disso, mostre sempre casos de sucesso, ou seja, clientes que tiveram redução de acidentes e de custos, entre outras vantagens, com o uso da telemetria embarcada.

Equipamentos modernos

Nem pense que crescerá no mercado usando equipamentos com tecnologia defasada. Seja inovador e use hardwares que podem trazer resultados extremamente positivos aos seus clientes. Não tenha receio de buscar parceiros de qualidade; no final, com os resultados positivos, isso será ideal para todos. Além disso, reforce muito a questão da conectividade, mobilidade, internet das coisas, sempre ligando à necessidade de ter mais segurança, eficiência e redução de custos.

Atendimento personalizado

Seu cliente precisa entender que ele é importante e que o projeto de telemetria dele será tratado com atenção e cuidado. Afinal de contas, eles estão lidando com a segurança de motoristas e cargas! Portanto, não queira apenas vender conexões. Venda relacionamento duradouro, ou seja, faça com que seu cliente tenha total confiança em seu conhecimento e atendimento, caso questões complexas ou problemas surjam. Lembre-se: você precisa ser visto como especialista em gestão de frotas e telemetria e não apenas um fornecedor de soluções.

Ofereça planos

Lembre-se sempre de que as frotas estão aumentando a cada dia e, dessa forma, é importante ter planos adequados aos clientes. Assim, você pode oferecer as melhores alternativas para o perfil dele e, assim, fechar contrato. Não se esqueça também de agregar valor, ou seja, ter serviços adicionais, que farão a diferença lá na frente.

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