Por que a gestão de frotas é importante no transporte de passageiros? É importante avaliar que esse mercado está crescendo no Brasil, mesmo depois de dois anos seguidos de queda.

Para termos uma ideia, a produção brasileira alcançará mais de 14 mil ônibus em 2022, ou seja, crescimento de cerca de 17,36% em comparação a 2021, quando foram produzidos mais de 12 mil veículos, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).

Tecnologia

Diante desse cenário positivo, quem trabalha na gestão de frotas desse segmento, precisa estar cada vez mais atualizado sobre as tecnologias disponíveis para ônibus.

Inclusive, não apenas empresas de transporte urbano, mas quem atua com transporte rodoviário e fretamentos precisa usar a tecnologia a favor para gerir a frota e, assim, ter mais segurança e eficiência nas viagens.

Leia mais: Telemetria para mobilidade urbana

Vantagens

Assim, com a tecnologia embarcada nos veículos, o gestor de frotas consegue acompanhar tudo o que acontece, desde a saída até a volta do ônibus à garagem. Então, com base nesses dados, decisões importantes para melhoria da prestação de serviços podem ser tomadas.

Entre as possibilidades que a telemetria oferece ao transporte de passageiros, estão:

Gestão de linhas (sinótico): gerir linhas faz parte do processo de garantia da qualidade e segurança dos serviços prestados aos passageiros, ao visualizar dados de controle de horário de saída, chegada e trajeto.

Consumo de combustível: o consumo de combustível é um dos principais custos para as empresas e pode ser reduzido com o uso da telemetria embarcada. Dessa maneira, é possível economizar e otimizar o consumo durante as viagens.

Controle de passageiros: com o cálculo da lotação, rastreabilidade das passagens e o planejamento das linhas de forma eficiente, empresas de transporte urbano e rodoviário podem garantir a segurança e qualidade dos serviços prestados.

Condução do motorista: garantir que a condução do motorista esteja seguindo as boas práticas definidas pela empresa é fundamental para possibilitar a segurança dos passageiros e eficiência da operação. Dessa forma, informações importantes são coletadas (excesso de velocidade, freadas e acelerações bruscas etc.) para auxiliar o gestor na tomada de decisões, que contribuirão para a segurança e eficiência das viagens.

Equipamentos

Como seus clientes fazem a gestão de frotas de transporte de passageiros? Comente aqui para sabermos e podermos ajudar.

Quer saber mais sobre equipamentos para gestão de frotas e ter informações valiosas sobre cada veículo?

Fale com a gente pelo WhatsApp (11) 3865-0233 ou clique aqui.

Aproveite para seguir nossas redes sociais para ter mais informações sobre o universo da telemetria e gestão de frotas.

Instagram.com/newtectelemetria

Facebook.com/newtectelemetria

LinkedIn/company/newtectelemetria